(81) 3423-5172 / (81) 3212-1160   Rua José de Holanda, nº 472, Sala 4, Torre - Recife - PE.
Facebook

DICAS

Como limpar a casa sem gastar muita água

Confira algumas dicas para economizar água em atividades de limpeza da casa. Pequenas mudanças que geram grandes diferenças, e você ainda ajuda o nosso planeta.

1. Lavagem das louças

Acredite se quiser, segundo a Sabesp, gastamos em média 40 litros de água durante 15 minutos de torneira semi-aberta para lavar nossas louças. É muita água perdida, não é mesmo? Veja como economizar água lavando a louça:

Retire o excesso de comida do prato, com o guardanapo, escova ou jornal, antes de lavar a louça. Encha uma bacia (ou uma cuba da pia) com água morna e dissolva um pouco de detergente neutro. Coloque as louças dentro, ensaboe e enxague na torneira. Durante o processo, mantenha a torneira fechada, só abra para enxaguar. Para quem tem lavadora de louças, procure encher a máquina de louças, antes de ligar.

2. Limpeza das superfícies

Sabe como usar o mínimo de água durante a limpeza das superfícies da cozinha ou banheiro? Tenha dois borrifadores: um contendo somente água e outro com produto de limpeza. O borrifador é um ótimo aliado na limpeza, aproveita melhor o produto sem desperdícios. Borrife o produto de limpeza da sua preferência nas superfícies e passe um pano úmido para espalhar. Borrife água e com outro pano retire o excesso do produto. Seque com papel toalha ou pano em microfibra (não deixa pelinhos na superfície).

3. Limpeza do piso

Varra o chão com a vassoura ou passe aspirador de pó. Coloque um pouco de água morna no balde (menos da metade basta). Coloque no balde um pouco de detergente neutro ou produto desengordurante. Molhe um pano em microfibra ou 100% algodão (eles absorvem melhor a sujeira e não deixam pelinhos). Torça o pano e passe em todo o piso. Borrife água e passe outro pano úmido para retirar o produto. Seque com pano seco ou deixe secar naturalmente (abra as janelas).

4. Limpeza das calçadas ou piso do banheiro

Reaproveite a água do último enxague da máquina de lavar roupa (máquina tradicional – abertura na parte de cima) e lave sua calçada, piso do banheiro ou os pisos que precisam ser lavados.

5. Limpeza dos vidros

Borrife um produto especial para limpeza de vidros ou coloque um pouco de detergente líquido e água dentro de um borrifador. Borrife o produto escolhido no vidro e esfregue com uma esponja não abrasiva úmida. Para retirar produto, borrife água morna e seque logo em seguida para não ficar manchado. Se precisar, use um rodo para facilitar a tarefa.

6. Lavagem de roupas

Evite lavar a roupa todos os dias. Acumule um pouco de roupa para lavar de uma vez só. Divida essa tarefa em três dias durante a semana: uma para roupa de cama/toalhas, outra para roupas claras e brancas e outra para coloridas. Vale ressaltar que roupas suadas devem ser lavadas imediatamente para não manchar e o cheiro não impregnar na roupa. Para economizar água para lavar esse tipo de roupa, é só passar água para retirar o suor e deixar secar no varal. Depois lave normalmente junto com as demais roupas.

Lavagem no tanque. Ao lavar as roupas no tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa.

Máquina ideal. Para quem está pensando em comprar uma máquina de lavar roupas, prefira as de abertura frontal. Elas usam a quantidade de água ideal de acordo com a quantidade de roupas no cesto.

7. Plantas

Para molhar as nossas amiguinhas utilize um regador ao invés da mangueira.

Dica de ouro:

Água da chuva! Se você mora em casa, aproveite a água da chuva para lavar pisos, calçadas e molhar as plantas. Utilize baldes e não se esqueça de tampá-los depois de cheios para evitar os temíveis mosquitos da dengue.

Fonte: Organize sem Frescuras