Vantagens e Desvantagens de uma cozinha em conceito aberto

Fonte: AMANDA DO BLOG ANAGI

Para quem gosta de acompanhar as tendências do mundo de designs de interiores, com certeza já ouviu falar sobre: as vantagens e desvantagens de uma cozinha em conceito aberto.

A popularidade de cozinhas em conceito aberto tem crescido consideravelmente e isso se da pelo fato de que esse novo estilo de ambiente oferece diversos benefícios para os proprietários da casa.

Mas você sabe o que é uma cozinha em conceito aberto?

A cozinha em conceito aberto nada mais é do que um espaço aberto com uma ilha no centro, onde a pia, fogão e armários são comportados.


Esse espaço é responsável por agregar a função da copa com a sala de jantar em um único lugar da casa, sem precisar de paredes para separá-los.

Muitas pessoas entendem que a cozinha em conceito aberto nada mais é do que uma evolução da cozinha americana, da qual possui um balcão de alvenaria com tampo de mármore separando a copa da sala de estar ou de jantar.

Geralmente, os espaços unificados em uma cozinha de conceito aberto são: sala de jantar, sala de estar e cozinha. Mas, dependendo do projeto da casa, como em kitnets, por exemplo, até mesmo o quarto pode ser agregado.



Vantagens das cozinhas em conceito aberto

O motivo para as cozinhas em conceito aberto estarem caindo no gosto das pessoas, principalmente aquelas que gostam de uma casa mais moderna, são os diversos benefícios que ela traz.

Algumas das vantagens que uma cozinha em conceito aberto pode trazer são:

Permite a integração com o restante da casa: sem paredes separando a cozinha da sala de estar, a comunicação e integração com as pessoas e os outros cômodos se torna mais fácil.

Mesmo usando os móveis para demarcar o espaço de cada cômodo, eles não bloquearão a visão para o restante do ambiente.

Traz modernidade para a casa: apesar de a cozinha em conceito aberto ter como inspiração a cozinha americana, que já é um layout antigo. A cozinha em conceito aberto oferece um visual moderno para a casa.

Investindo em uma decoração bonita e móveis de qualidade, a aparência da cozinha será de um ambiente elegante e prestativo.

Sensação de amplitude para o espaço: sem as paredes separando os cômodos, os ambientes unificados possuem a sensação de serem maiores do que antes.

Outra forma de ?ampliar? os cômodos é utilizando cores claras nas paredes e móveis, que refletirão a luz e darão uma percepção de aumento no ambiente.

Economia de energia elétrica: a ausência das paredes e barreiras entre os cômodos permite que a luz natural que entra pelas janelas e portas seja distribuída por todo o ambiente que está unificado com a cozinha em conceito aberto.

Isso faz com que o uso de energia elétrica não seja tão necessário, trazendo economia para os proprietários do imóvel.

Comodidade para montar os ambientes: apesar de não aparentar, as paredes de uma casa podem acabar ocupando um espaço precioso do cômodo, além de limitar o espaço dos móveis e eletrodomésticos.

Uma cozinha em conceito aberto permite que os móveis sejam colocados em diferentes posições, que quando instalados com sabedoria, ainda otimizarão a circulação das pessoas no ambiente.



Desvantagens das cozinhas em conceito aberto

Apesar de possuir diversas vantagens e benefícios, a cozinha em conceito aberto tem seus contras. Assim como as coisas boas, é muito importante levar em consideração todas as desvantagens que uma cozinha em conceito aberto possa oferecer, para evitar futuros problemas.




Algumas dessas desvantagens são:

Menos espaço para armários: como a cozinha em conceito aberto não possui algumas paredes, você terá menos lugares para embutir armários.

A solução para isso seria possuir uma despensa na casa, seja ao lado da cozinha ou não, ou utilizar apenas as paredes disponíveis na cozinha para ter os armários.

Bagunça da cozinha sempre aparente: nem todo mundo tem tempo de preparar uma refeição e logo em seguida lavar a louça e limpar o piso. E, como a cozinha esta visível para o restante da casa, toda a bagunça que um banquete pode gerar, ficará a vista de todos.

A única maneira de evitar que a cozinha esteja sempre com aparência de bagunçada, é mantendo tudo limpo o máximo de vezes possíveis na semana.

Cheiros da cozinha por todo o ambiente: por ser um ambiente unificado, os odores neles também serão os mesmos.

Quando a comida esta sendo preparada, o cheiro de fumaça e cozimento fica no ar e, sem paredes e portas separando os cômodos e contendo o odor, o restante da casa também terá contato com os cheiros da cozinha.

A gordura e alguns odores tendem a impregnarem em estofados e isso pode acabar se tornando um incomodo muito grande, obrigando aos moradores trocarem seus estofados com mais freqüência do que seria necessário.

Uma solução para esse problema seria instalar uma coifa em cima do fogão ou da ilha da cozinha.

A coifa suga até 90% dos odores criados pelo fogão e tem a capacidade de purificar o ar e devolvê-lo limpo para a cozinha.

Apesar de ser um equipamento muito caro, a coifa acaba se tornando um bom investimento, já que evita que os móveis estraguem com o tempo.

Ruídos causados por eletrodomésticos: outra desvantagem de não ter portas e paredes é que todos os ruídos causados pelos eletrodomésticos da cozinha serão ouvidos nos outros cômodos.

Essa inconveniência pode acabar atrapalhando a conversa com as outras pessoas da sala de estar, por exemplo.

Para que isso seja evitado, a solução é optar sempre por eletrodomésticos que não emitem tantos ruídos. Isso também serve para as coifas, já existem tipos silenciosos desses equipamentos.



Como separar os ambientes unificados com a cozinha em conceito aberto?

A proposta da cozinha em conceito aberto é dispensar a necessidade de paredes separando-a da sala de estar ou de jantar.


Por conta disso, o ambiente acaba se tornando um só cômodo. Para que os ambientes possam ter seus espaços definidos, neste caso, usam-se os móveis para demarcar os espaços de cada cômodo.

Por exemplo, você pode usar o sofá ou uma poltrona da sala de estar para separá-la dos outros ambientes, demarcando a área da sala sem perder a visão do restante dos cômodos que estão unificados.



Como ter uma cozinha em conceito aberto?

A forma mais adequada a se ter uma cozinha em conceito aberto é solicitando esse tipo de ambiente durante o desenho da planta da casa ou apartamento.

Mas, se você já possui um imóvel e deseja transformá-lo dando um espaço em conceito aberto para ele, também é possível, porém, é muito importante ter em mente que derrubar as paredes que separam os cômodos não será o suficiente.

Quando uma casa ou apartamento é construído com os ambientes tradicionais, separados por paredes, ela tem uma planta hidráulica e elétrica específica para aquele layout, por conta disso, quando se decide criar uma cozinha em conceito aberto, essas plantas devem ser verificadas antes.

Se a cozinha necessitar de mudanças nos sistemas elétricos ou hidráulicos, essas mudanças deverão ser discutidas antes das obras começarem, para evitar surpresas ou futuros problemas aos proprietários.



Dicas para decorar uma cozinha em conceito aberto

Apesar da fama, as cozinhas em conceito aberto ainda são novidade para muitas pessoas e, com isso, aparece a dificuldade de decorar o cômodo.

Para evitar essa dor de cabeça, algumas dicas podem ser bem vindas no momento de escolher a decoração da cozinha em conceito aberto:

Invista em móveis planejados: a falta de paredes na cozinha em conceito aberto pode acabar atrapalhando no momento de instalar os armários, por conta da falta de espaço.

A solução para esse problema é investir em móveis planejados, que serão feitos de acordo com o espaço disponível para eles.

Otimize espaço usando bancos: por que não transformar parte da bancada em uma mesa de refeições?

Você pode fazer isso usando bancos altos para as pessoas se sentarem na bancada para comer e, quando a refeição acabar, esses bancos podem ser escondidos encaixando-os debaixo da mesa improvisada.



Além de aumentar o número de lugares na casa, ainda pode ajudar a otimizar espaço, principalmente de lugares pequenos, descartando a necessidade de ter uma mesa de jantar muito grande.

Faça um bar vertical: se sua cozinha em conceito aberto te tira a opção de ter um bar em casa, não há do que se preocupar.

Com nichos em vertical instalados na lateral da bancada, ou embutidos nela, você pode ter um lugar especial para guardar suas bebidas e ainda ganha uma decoração diferenciada.

Integre sua cozinha com a área de serviço: é muito comum ver em apartamentos a cozinha ao lado da área de serviço, mas, elas sempre são separadas por uma parede.

Uma boa dica, que também ajudará a otimizar espaço é integrando os dois cômodos.

Para fazer isso, conte com uma bancada grande, onde a pia da cozinha e a máquina de lavar serão instaladas.

O fogão e a coifa podem ser separados e colocados em uma ilha dividindo a cozinha da sala de estar ou de jantar.



Outras

Dicas

Dicas de decoração para espaços pequenos

Como trazer a natureza para o seu lar de forma simples?

Quarto montessoriano: até que idade é adequado?