(81) 3423-5172 / (81) 3212-1160   Rua José de Holanda, nº 472, Sala 4, Torre - Recife - PE.
Facebook

NOTÍCIAS

Confira as vantagens e desvantagens de morar próximo a um centro comercial

18/09/2019 - Fonte: Zap Imóveis

Morar no centro da cidade pode chamar a atenção pelo conforto, mas problemas como o barulho costumam incomodar

Hoje em dia, com a rotina cada vez mais corrida, as pessoas buscam com maior frequência morar em um imóvel que ofereça todo tipo de serviço no entorno. Para fugir da perda de tempo no trânsito para se deslocar de um bairro para outro, vale viver próximo do trabalho, da escola dos filhos e também em uma área que tenha um centro comercial por perto.

A localização, que costuma ser determinante na escolha do imóvel a ser comprado ou alugado, além de facilitar o dia-a-dia, também garante algo que as pessoas buscam na hora de decidir a casa ou o apartamento: segurança. Conheça as vantagens de morar perto do comércio.

- Comodidade

O adensamento trouxe problemas sérios de mobilidade nas grandes metrópoles brasileiras e as pessoas passaram a buscar imóveis para morar perto de lugares que facilitem a rotina, evitando grandes deslocamentos.

“As pessoas procuram muito morar junto do trabalho ou próximo da escola das crianças ou até mesmo de um centro de compras, como um shopping ou um bairro bem servido de serviços, como padaria, barbeiro, salão de beleza e banco, por exemplo. São coisas que parecem bobas, mas facilitam a vida das pessoas no dia a dia”, explica Luciano Novaes, vice-presidente do Sindicato da Habitação de Pernambuco (Secovi-PE).

Levantamento de 2017 do site Numbeo, especializado em comparar dados entre metrópoles, apontou que no Recife se gasta 55 minutos para se deslocar para qualquer lugar, seguida do Rio de Janeiro (52 minutos), Belo Horizonte (51) e São Paulo (49) e Porto Alegre (40).

- Cautela

Existe uma demanda grande para imóveis que tenham comércio no entorno, porém a procura maior costuma ser por ser serviços. “Normalmente as pessoas não querem comprar ou alugar próximo a bares e casas de shows. O centro não se valoriza tanto por causa do barulho e do movimento, principalmente quando é madrugada”, ressalta Luciano Novaes.

- Segurança

Por outro lado, é justamente a movimentação maior nas ruas por conta do comércio que traz um benefício para os moradores do entorno: mais segurança, seja durante o dia ou à noite. E isso vale como benefício, inclusive, para quem mora perto de bares e casas de shows.

“O comércio tradicional fecha à noite e, se todos os equipamentos forem assim, à noite o bairro vai ficar isolado. Quando tem um bar ou restaurante por perto, traz segurança também depois de anoitecer porque tem o movimento das pessoas entrando e saindo. Então o ideal para garantir uma maior segurança é que haja um equilíbrio, seja entre residências e comércio, como também do tipo de serviços oferecidos no entorno”, acrescenta o vice-presidente do Secovi-PE.

- Valores

Apesar de os bairros com comércio no entorno serem bastante procurados, existe também uma grande demanda por locais que não contem com serviços tão próximos. Muitas pessoas preferem a tranquilidade do que a comodidade que carrega consigo um movimento maior. Por isso, os valores dos imóveis tendem a variar bastante.

“Isso é muito relativo porque muitas pessoas preferem morar em bairros mais residenciais e tem o público que quer morar mais próximo do comércio. Então o indicativo maior do preço é em razão do empreendimento, o tamanho, se tem área de lazer, entre outras coisas”, ressalta Luciano Novaes.

Porém, há um tipo de comércio que costuma atrair mais moradores para o seu entorno. “O centro comercial que atrai muito para próximo são os shoppings centers porque eles têm entretenimento, ar-condicionado, cinemas, lazer, bares, restaurantes, além do comércio, tudo com segurança. Esse traz uma boa valorização”, conclui.