(81) 3423-5172 / (81) 3212-1160   Rua José de Holanda, nº 472, Sala 4, Torre - Recife - PE.
Facebook

NOTÍCIAS

Por que escolher uma imobiliária no momento de alugar um imóvel

30/10/2019 - Fonte: Terra

Alugar um imóvel é uma ação muito comum nos dias de hoje, em qualquer região do Brasil. As diferentes mudanças na economia e o valor dos alugueis ainda são muito divergentes de acordo com a localidade em que os imóveis se encontram, além disso, existem outros detalhes muito importantes relacionados ao momento da escolha do imóvel para alugar. E nesse sentido, é preciso ter algumas precauções de modo que seja feita a escolha certa que seja boa tanto para quem vai alugar, quanto para o dono do imóvel, e fica a dúvida de qual ação deve ser tomada para fazer um bom negócio: tratar direto com o dono do imóvel ou alugá-lo através de uma imobiliária?

Apesar de muitos decidirem pela primeira opção, este nem sempre é o melhor caminho, uma vez que a imobiliária fornece opções que não constam em uma negociação feita diretamente com o dono do imóvel. Evandro Sato, especialista em alugueis afirma que ao contratar os serviços de uma imobiliária, leva-se em consideração que a escolha do imóvel, através deste tipo de serviço, passa tanto pela definição de garantia do imóvel alugado bem como, existe um embasamento jurídico que visa orientar a formação do contrato. Ademais, ainda cabe ressaltar que é através dos serviços de uma imobiliária que são realizados procedimentos que importantes para quem aluga, como por exemplo, a vistoria no momento da ocupação e desocupação e manutenção do imóvel durante todo o período em que ele está sendo alugado.

No que tange aos aspectos do contrato direto com o dono do imóvel, ainda é preciso observar como este é confeccionado levando em consideração todos os dados que nele constam. Segundo Evandro, atualmente se torna fácil encontrar diversas opções de contratos prontos na internet, porém, este pode ser um perigo muito grande pois de fato não possuem nenhuma negociação jurídica. "A negociação de um aluguel é um tema complexo e vai muito além de modelos prontos. Com o aporte jurídico da imobiliária, o contrato será redigido de forma que as duas partes possam ajustar todas as questões pertinentes "É preciso levar em consideração que ao formular um contrato de aluguel se torna necessário observar todas as particularidades que se encontram durante a negociação, sendo que estas vão além de modelos prontos encontrados na web.

Um contrato que é desenvolvido por uma imobiliária tende a observar as duas partes ajustando tudo o que foi acordado. Além disso, caso uma das partes descumpram quaisquer uma de cláusulas, a área jurídica da imobiliária é acionada para que, dessa forma, consiga resolver o problema da melhor maneira possível. No entanto, caso isso ocorra em uma negociação direta com o proprietário do imóvel e aconteça um problema oriundo ao contrato, será preciso então que ambas as partes tenham o trabalho de buscar por sua defesa jurídica, o que requer muito trabalho.

- Vantagens de alugar um imóvel em uma imobiliária:

Além da vantagem jurídica, alugar um imóvel em imobiliária possui outras vantagens que visam o conforto de ambas as partes nessa relação.

Quando a escolha de aluguel de imóvel é feita dentro da imobiliária, é possível que o assim o futuro inquilino tenha acesso a diferentes imóveis, de acordo com o seu perfil. Além disso, quem aluga através de uma imobiliária tem todo o respaldo jurídico que precisa visando evitar problemas pertinentes ao imóvel. Outro benefício que só se encontra alugando um imóvel através de uma imobiliária é o fato de que o serviço de vistoria é realizado por ela, recebendo manutenções como forma de garantir que o inquilino viva bem no local que escolheu para residir.

É importante destacar que através de uma imobiliária, você consegue um imóvel pelo melhor preço tendo o respaldo de corretores que ajudarão aquele que deseja alugar a encontrar o melhor lugar. Além disso, o inquilino não precisará se preocupar com quaisquer problemas pertinentes ao imóvel, sendo esta uma condição muito importante para quem deseja alugar. Quanto ao valor do aumento do aluguel, este é negociado diretamente com a imobiliária que define um ajuste anual preestabelecido, buscando sempre que não haja abusos pelo dono do imóvel.

Sendo assim, quem deseja alugar um imóvel direto com o dono deve ter a certeza de que ele possui as características desejáveis, e que certificar-se de que não existem problemas relacionados à infraestrutura, instalações elétricas e de encanamentos. Também deve tirar fotos do local, de modo a resguardar-se de possíveis acusações que o dono do imóvel venha a fazer cobrando por algum dano preexistente. Além disso, precisa ter em mente de que qualquer problema relacionado a esta temática deve ser resolvido no âmbito jurídico, sendo que se faz necessária a contratação de um advogado. O inquilino precisará se preocupar com as negociações de reajustes, estando por dentro das alterações do mercado de forma que possa pagar por um preço justo que não altere as suas finanças de forma drástica. Também deve se assegurar de que o contrato assinado possui validade bem como, estar atento a todas as cláusulas nele inclusas, visando seu resguardo perante imprevistos.

Nesse sentido, contratar uma imobiliária para a contratação de um imóvel se torna realmente a melhor opção, uma vez que as pessoas, ao levarem uma vida tão agitada, não tem tempo para tantas ações que são disponibilizadas para o resguardo da relação entre o contratante e o dono do imóvel. Portanto, o preço pago por essa prestação de serviço se torna mais barato do que possíveis imprevistos na contratação de uma imobiliária. Desse modo, o aluguem de imobiliária se torna a melhor opção.