(81) 3423-5172 / (81) 3204-0045   Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, nº 3003, Térreo - Encruzilhada - Recife-PE
Facebook

NOTÍCIAS

Azulejos feios no apê alugado? Veja dicas para pintar ou assumir o vintage

20/01/2021 - Fonte: UOL
Recorrer a um cemitério ou museu de azulejos é uma ótima saída para consertar aquele incômodo pontual. Normalmente, esses lugares têm muitas opções.

Se tem um cenário que tira a paz de quem está procurando um lar para chamar de seu é visitar imóvel depois de imóvel e se deparar com pisos e azulejos totalmente démodé, mal conservados, ou até de gosto duvidoso.

Porém, existem saídas práticas e baratas para renovar os ambientes com revestimentos que desagradam, sem apelar para o temido quebra-quebra inevitável para a substituição total das peças.

O designer de interiores Wallace Santiago, que mora em um apê alugado com azulejos antigos na cozinha, diz que a principal dica para quem está alugando um imóvel e não quer investir em grandes reformas é manter os revestimentos atuais e optar pela troca específica daqueles que estão danificados.

- Decorar azulejos antigos sem desrespeitar a história

Se a ideia é ter custo zero, mas mesmo assim esconder os azulejos mal conservados, Wallace aconselha usar objetos de decoração que normalmente já compõem a casa. "Vale preencher essas paredes com quadros, desde que não tenham padrões/estampas diferentes para não brigarem com o fundo, e outros adornos decorativos fixados na parede, como pratos ou tapeçaria", afirma.

Outra sugestão do designer é utilizar até objetos que inicialmente não foram feitos para decorar as paredes, como um jogo americano, descanso de panela, cestaria de palha entre outros itens.

Outra solução interessante e economicamente acessível para quem está se mudando para um imóvel com azulejos antigos, mas optou por manter as peças originais, é abusar das prateleiras.

Mas vale lembrar que os itens escolhidos precisam ter cores ou texturas que combinem entre si e também que conversem com o revestimento para a decor ficar harmoniosa. "Afinal, a ideia é não piorar a situação", frisa Wallace.

Se usar prateleiras, uma dica extra é investir em algumas plantas, pois elas sem dúvidas irão roubar a cena e ofuscar a presença dos azulejos indesejados.

Pintura colorida e nova vida aos revestimentos É claro que nem todos os azulejos antigos são esteticamente aceitáveis atualmente, mas para evitar a substituição total dessas peças, há a alternativa da pintura para uma reforma mais limpa.


zaite.com.br